MANEJO DE ANIMAIS PEÇONHENTOS E VENENOSOS

         OS AMBIENTES NATURAIS SÃO CADA VEZ MAIS VISITADOS, O CONTEXTO CRIADO PELO ECOTURISMO, FEZ COM QUE AS PESSOAS BUSCASSEM O CONTATO MAIS ÍNTIMO COM A NATUREZA E ESSA BUSCA PELOS AMBIENTES CADA VEZ MAIS "INTOCADOS"  TEM POSSIBILITADO O CONTATO COM ESSES ANIMAIS. 

 

     ESTES CONTATOS PODEM SER  DESDE UM SIMPLES E OPORTUNO  AVISTAMENTO ,  ATÉ   UM CONTATO INDESEJADO COM AS SUAS PEÇONHAS E EM ALGUNS CASOS CAUSAM ACIDENTES GRAVES E ATÉ  A MORTE.

       

         ANIMAIS COMO SERPENTES, ESCORPIÕES E ALGUNS TIPO DE ARANHAS QUE POSSUEM "PEÇONHA"  E UM APARELHO INOCULADOR DESSA  SUBSTANCIAS VENENOSA QUE EM CONTATO COM O ORGANISMO HUMANO PODEM  CAUSAR SÉRIOS DANOS .

MANEJO TÉCNICO DEVE SER FEITO SEMPRE POR PROFISSIONAL QUALIFICADO.

          A EXPOSIÇÃO EM  AMBIENTES NATURAIS NÃO SÃO MENOS SEGUROS POR CONTA DISSO, CONTUDO, É IMPORTANTE QUE O PRATICANTE DE ATIVIDADES  EM AMBIENTES NATURAIS TENHA UMA ATENÇÃO MAIS FOCADA, POIS TRATA-SE DE UM HABITAT DESSES  ANIMAIS PORTANTO MAIS EVIDENTE QUE HAJA OS ENCONTROS, E QUANDO HOUVER?  O QUE DEVO FAZER?
PRIMEIRAMENTE CABE ENTENDER QUE ANIMAIS NÃO ATACAM, ELES  EVITAM O CONTATO COM HUMANOS, MAS QUANDO  ACONTECE, SUA MEDIDA É SEMPRE DEFENSIVA,  AS SERPENTES USAM SUAS PEÇONHAS PARA CAÇAR SUAS PRESAS, PORTANTO NÃO QUER "GASTAR" COM  INVESTIDAS INDESEJADAS,  PARA ISSO VÃO SEMPRE APRESENTAR UMA POSTURA  DEFENSIVA QUE BASEIA-SE EM ENROLAR O CORPO EM FORMA DE ESPIRAL E MANTER A CABEÇA POSICIONADA  POR SOBRE O CORPO EM FORMA DE "S", QUANDO ELA ADOTA ESTA POSIÇÃO É UMA MEDIDA DEFENSIVA E PODE INVESTIR BOTE QUE PODEM CHEGAR ATÉ 30% DO SEU TAMANHO,  MAS ANTES DISSO O ANIMAL SEMPRE PROCURA SINALIZAR  SUA POSIÇÃO PARA EVITAR O CONFRONTO  , PARA ISSO ELAS  PROCURAM VIBRAR SUA CAUDA, COM OBJETIVO DE FAZER  BARULHO  PARA QUE SEJA IDENTIFICADA E EVITADA ( AS CASCAVÉIS, POSSUEM UMA CAUDA MAIS DESENVOLVIDA E TEM UMA ESPÉCIE DE CHOCALHO). QUANDO NESTA POSIÇÃO DEVE-SE EVITAR CONTATO, AO PASSAR MANTENHA DISTÂNCIA MÍNIMA DE 1,50 METROS  DO ANIMAL E SIGA SEU CAMINHO, ELA NÃO IRÁ REAGIR SE VOCÊ NÃO A PROVOCAR .

                 PORTANTO, SE UMA SERPENTE ESTIVER " SERPENTIANDO"  OU SEJA ,SE DESLOCANDO, O RISCO DE UMA MORDIDA É MENOR, VISTO QUE O OBJETIVO DELA É,  SEM SOMBRA DE DUVIDAS, EVITAR O CONTATO.

        OUTROS ANIMAIS COMO ARANHA E ESCORPIÕES, SÃO MAIS DISCRETOS E OS ACIDENTES ACONTECEM POR "PRESSÃO" OU SEJA, AS PESSOAS ACABAM PRESSIONANDO OS ANIMAIS CONTRA CORPO E COMO MEDIDA DEFENSIVA ELE ACABAM INOCULANDO O VENENO.  PARA EVITAR ACIDENTES É MUITO FÁCIL,  SEMPRE FIZER PARADAS NO PERCURSO, SEJA PARA DESCANSO, LANCHE OU PARA CONTEMPLAÇÃO E PRECISAR SE DESEQUIPAR OU SE DESPIR PARA UM BANHO DE CACHOEIRA, É IMPORTANTE QUE NO MOMENTO QUE FOR SE EQUIPAR OU SE VESTIR, FAÇA UMA INSPEÇÃO VISUAL MINUCIOSA PARA EVITAR O CONTATO COM ESSES PEQUENOS ANIMAIS QUE ALIÁS, POSSUEM VENENNOS MUITO MAISPOTENTES QUE OUTROS GRANDES ANIMAIS.

         

            OS AMBIENTES NATURAIS NÃO DEIXAM DE SER SEGUROS E DIVERTIDOS POR CONTA DA PRESENÇA DESSES ANIMAIS, ACIMA DE TUDO SE COMPREENDERMOS  E RESPEITARMOS SEU HABITAT,  AS EXPERIENCIAS SERÃO SEMPRE MUITO BOAS PRA AMBOS  ESTUDE , CONHEÇA OS ANIMAIS E SEUS COMPORTAMENTOS E SEMPRE TERÁ ÓTIMAS EXPERIÊNCIAS NA NATUREZA!
PARTICIPE DE NOSSO WORKSHOP SOBRE ANIMAIS PEÇONHENTOS E VENENOSOS!!!    

ESTE ANIMAL É CRIADO EM CATIVEIRO POR PROFISSIONAL HABILITADO E AUTORIZADO.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now